Entenda a diferença entre UI e UX design

A interface do usuário UI e a experiência do usuário UX têm importância estratégica nas soluções de web

Não é segredo que o mercado consumidor está cada vez mais exigente. As pessoas valorizam seu tempo e suas escolhas, e por isso, ao utilizar sites, softwares ou aplicativos, esperam encontrar tudo que precisam de forma simples, em um ambiente bem apresentado, com uma experiência agradável. É nesse contexto que aparecem UX e UI.

Apesar de relativamente novos no mercado e de seus conceitos se confundirem, os termos UX, de User Experience, e UI, de User Interface, vêm ganhando cada vez mais importância nas demandas de design e desenvolvimento de softwares, sites e aplicativos, tendo papel estratégico na criação das soluções.

Conceitos e definições de UX e UI

User Interface (UI) é o meio onde há a interação entre a pessoa e a máquina, é o que a pessoa utiliza para buscar a informação e User Experience (UX) é o que a pessoa sente e interpreta ao usar uma interface, seja de site, um aplicativo, ou um sistema.

Quando se trata de design, pode-se resumir o UI Design como o “desenho”, o layout do sistema, enquanto o UX Design é toda a parte de interação e comportamento do sistema.

VIP--600x365Em resumo, UI Design é o layout e o UX Design é o comportamento do sistema.

 

A relação entre UX e UI no desenvolvimento de Sistemas

UI é uma das faces da UX. Como a interface é a principal ligação entre o usuário e o sistema em questão, seu planejamento é fundamental para garantir que o sucesso de um projeto não seja comprometido por uma experiência ruim.

Enquanto a experiência de usuário (UX) engloba toda a estratégia de design e desenvolvimento de um site, como sua usabilidade, seu conteúdo e a arquitetura de informação, a UI é a apresentação de toda essa estruturação para o usuário, é o meio pelo qual o usuário vivencia a experiência.

Para se estruturar uma UI agradável, que atenda aos objetivos do projeto e do usuário, é preciso um cuidadoso estudo de UX, que pode envolver card sorting, storyboard, wireframe, métricas, road map, benchmark, focus group, site map, fluxograma e protótipo navegável, entre outros.

Prev 11 passos para se construir um logo perfeito
Next Usando os grupos do Facebook a favor das empresas

Comments are closed.

You can enable/disable right clicking from Theme Options and customize this message too.