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Como fazer Inbound Marketing

Para fechar esta série de postagens sobre Inbound Marketing, hoje veremos sobre como faze-lo.
Há várias formas de você fazer,  cada uma delas se encaixa em um dos 5 estágios do Inbound que são:

  1. Atrair tráfego;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Converter leads em vendas;
  4. Fidelizar clientes;
  5. Encantar seus clientes e transformá-los em promotores da sua marca.

No primeiro momento, você precisa atrair as pessoas para seu site. Aqui você pode investir em SEO para posicionar bem sua página ou em anúncios em redes sociais, por exemplo. Investir em um ótimo conteúdo em blog também é ótimo para atrair novos usuários.

No segundo estágio, que objetiva converter visitantes em leads, você vai precisar de um conteúdo ainda mais sedutor, além de um blog post, por exemplo. Afinal, você vai pedir ao usuário algo valioso pra ele, como um e-mail. Para isso é preciso oferecer algo que valha a pena, que seja realmente do interesse dele. Neste momento você pode oferecer um e-book ou um acesso exclusivo a algum conteúdo que só você tem e que o usuário quer, como webinars, vídeos ou até eventos exclusivos.

Na conversão de leads em vendas é preciso ser ainda mais assertivo e direcionado. A pessoa já deu o contato dela para você o que prova que ela está realmente interessada, então é hora de oferecer ainda mais. Invista em e-mail marketing direcionado, com as palavras e o conteúdo certo. Oferece um atendimento personalizado, se torne um consultor para este usuário.

No estágio 4, fidelizar clientes, é preciso continuar a construir um relacionamento. A pessoa já comprou de você e nem por isso você precisa terminar a conversa com ela. Construa uma estratégia de follow up e fidelize seu cliente.

E, finalmente, é hora de transformar clientes em embaixadores da sua marca, em verdadeiros fãs. Aqui você precisa tratar seu cliente como rei e oferecer para ele mais do que uma marca que produz conteúdo, mas uma marca com um propósito que ele admira e tem orgulho de fazer parte. Como fazer isso? Investindo em conteúdo que alimentem claramente o seu propósito.